Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT (Mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Stricto Sensu em nível de mestrado na modalidade profissional do Departamento de Ciências  Naturais Matemática e Estatística – DCME da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – PROFMAT/UFERSA foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa – CONSEPE e referendado pelo Conselho Superior Universitário – CONSUNI – RESOLUÇÃO CONSUNI/UFERSA Nº 001/2011, de 14 de março de 2011, para ter início no período 2011.1. O PROFMAT é um curso semipresencial com oferta nacional coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM oferecido em Instituições Associadas de Ensino Superior por todos os estados da federação e Distrito Federal. O PROFMAT foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua reunião realizada nos dias 25 a 29 de outubro de 2010 iniciando com o conceito 3 e atualmente, em uma nova avaliação, é um programa de mestrado com conceito 5.

O público alvo do PROFMAT consiste, prioritariamente, dos professores do Ensino Básico que se encontram efetivamente em sala de aula no ensino de matemática, porém é aberto a qualquer portador de diploma de ensino superior. Aos professores das instituições públicas de Ensino Básico estão previstas bolsas de mestrado da CAPES, nos mesmos moldes das bolsas de mestrado de demanda social.  Um ponto fundamental é que os professores que recebem bolsa CAPES assumem como contrapartida o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado.

A admissão de discentes e a distribuição de bolsas de estudos se dão por meio de um Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático do Ensino Básico, previamente definido e divulgado através de Edital. O Exame Nacional de Acesso consiste num único exame, realizado pelo menos uma vez por ano, ao mesmo tempo, nas Instituições Associadas. O número de vagas é decidido antecipadamente a cada ano de acordo com cada instituição associada e estabelecida em editais.

A secretaria local do PROFMAT na UFERSA funciona na sala 08 do prédio da PROPPG no campus leste da UFERSA em Mossoró.

Contatos:  (84)3317-8313 ou secpos@ufersa.edu.br.

COORDENAÇÃO (Abril/2023 – Março/2025)

Coordenadora: Valdenize Lopes do Nascimento

Vice coordenadora: Maria Joseane Guedes Felipe Macedo

4 de fevereiro de 2016. Visualizações: 4363. Última modificação: 23/08/2023 13:31:36