Defesa de Dissertação Willa da Silva Medeiros

Sem categoria 9 de setembro de 2020. Visualizações: 324. Última modificação: 21/09/2020 10:07:30

No próximo dia 25 de setembro o aluno Willa da Silva Medeiros defende sua dissertação intitulada

A ARTE DOS CÓDIGOS SECRETOS EM SALA DE AULA: EXPLORANDO CONCEITOS DE MATEMÁTICA BÁSICA EM CRIPTOGRAFIA

O resumo do trabalho segue abaixo:

Ensinar matemática não é uma tarefa fácil, pois já é tradição entre os alunos a ideia de que ela é uma disciplina difícil e, em ampla maioria, um amontoado de regras e fórmulas que parecem não possuir nenhuma aplicação prática importante. Neste sentido, é de fundamental importância explorar constantemente as aplicações dos conteúdos de matemática no cotidiano do aluno. Com este intuito, o presente trabalho busca, a partir da criptografia, explorar a relação entre alguns temas de matemática do ensino básico e os métodos criptográficos. Os objetivos principais são: abordar alguns fatos históricos importantes acerca do desenvolvimento dos códigos secretos e da criptografia em geral; relacionar a aritmética básica com um tipo de criptografia muito importante para a segurança na internet hoje em dia, a criptografia RSA; enfatizar como determinados conceitos de matemática podem fazer-se presentes no estudo da criptografia aqui desenvolvido e como isso pode ser útil para o aprendizado do aluno. Salientamos que este trabalho é de cunho bibliográfico e revela a importância de tratarmos assuntos dessa natureza nas aulas de matemática. Numa época onde a internet torna-se indispensável para o ser humano, é extremamente importante que as pessoas desde cedo conheçam pelo menos as noções mais básicas da inteligência responsável por toda segurança desse veículo de comunicação, a criptografia. Além disso, é de extrema relevância mostrar para os estudantes que a matemática é a principal responsável por garantir a eficiência e o desenvolvimento da criptografia. Portanto, também é objetivo deste trabalho mostrar que a matemática não é só regras e fórmulas como é pensado por muitos, mas uma ciência responsável por fornecer tecnologias que facilitam e tornam nossa vida muito mais simples. Deste modo, foram produzidos alguns algoritmos e guias que servem de apoio ao professor para introduzir e explorar a criptografia como aplicação da matemática em sala de aula.

A sessão é pública e poderá ser assistida a partir das 10h pelo link abaixo

DISCENTE: WILLA DA SILVA MEDEIROS