Defesa de dissertação de Mayara de Freitas Medeiros Araújo

Sem categoria 17 de agosto de 2020. Visualizações: 431. Última modificação: 17/08/2020 21:11:33

No próximo dia 20 de agosto  a aluna Mayara de Freitas Medeiros Araújo defende sua dissertação intitulada

A MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

O resumo do trabalho segue abaixo:

Uma forma interessante de ensinar e aprender Matemática é a partir da criação de modelos matemáticos através de situações reais, considerando que a Matemática está presente em diversos contextos e aplicações do cotidiano, além de ser utilizada nas mais diversas profissões, como na Construção Civil. Para atingir tal intuito, foram analisadas as principais etapas da construção de uma edificação, observando a Matemática envolvida em cada situação. Deste modo, foram construídas duas sequências didáticas, com situações rotineiramente desenvolvidas por profissionais, como engenheiros e arquitetos. A primeira sequência didática se refere a elaboração de um projeto de arquitetura. Enquanto que a segunda, refere-se ao cálculo de materiais necessários para executar serviços básicos da construção civil, como a construção das paredes, colocação de cerâmica e pintura. Diversos conceitos matemáticos podem ser trabalhados nestas sequências didáticas, tais como o cálculo de áreas, volumes e perímetro, porcentagens, transformações homotéticas, utilização de relações métricas em problemas envolvendo triângulos, análise de razão e proporção e ladrilhamento no plano. A relevância deste trabalho se dá por propor situações matemáticas com significado real para os alunos, considerando que os problemas cotidianos têm papel fundamental para o aprendizado, de modo a fazê-lo refletir a importância de aprender e estudar Matemática.

A sessão é pública e poderá ser assistida a partir das 14h pelo link

meet.google.com/mkx-vbnw-oeu