Defesa de dissertação do aluno Levi Rodrigo Pinto de Sousa

Sem categoria 20 de outubro de 2020. Visualizações: 295. Última modificação: 20/10/2020 09:24:18

O aluno Levi Rodrigo Pinto de Sousa defenderá sua dissertação intitulada

Sequência didática e OBMEP: uma proposta para o ensino de áreas e perímetros de polígonos através da resolução de problemas

O resumo do trabalho é o seguinte:

O presente trabalho busca apresentar uma proposta para o ensino de áreas e perímetros de polígonos, voltada para o 6º ano do ensino fundamental, tendo como base a Resolução de Problemas e utilizando como instrumento uma sequência didática produzida por problemas oriundos da OBMEP. Inicialmente é feita uma abordagem histórica sobre o ensino brasileiro de Matemática com o intuito de compreender como aconteceram as reformas e os movimentos educacionais, bem como tornar conhecidas as motivações que impulsionaram tais acontecimentos e as consequências advindas no decorrer do processo. A Resolução de Problemas é apresentada como uma metodologia para o ensino de Matemática onde é discutida sua compreensão na visão de vários autores, dando destaque às quatro fases de Polya (2006). Por fim, discute-se a respeito da sequência didática, produto a que se propõe este trabalho, comentando acerca de cada elemento que compõe a sequência, inclusive descrevendo possíveis roteiros para a aplicação das quatro fases da Resolução de Problemas segundo Polya, tudo isso com o objetivo de proporcionar ao professor subsídios necessários para a aplicação da sequência em sala de aula. Vale ressaltar que trata-se apenas de uma proposta de ensino, não tendo sido realizada a aplicação. Os autores principais que nortearam esta pesquisa são Caldatto e Pavanello (2015), Dante (2007), Miorim (1998), Oliveira (2013), Onuchic e Allevato (2014), Pavanello (1988), Polya (2006) e Zabala (2014).

A banca examinadora composta por:

Presidente – 1612618 – FABRICIO DE FIGUEREDO OLIVEIRA
Externo à Instituição – GISELLE COSTA DE SOUZA – UFRN
Interno – 1526099 – LUIZA HELENA FELIX DE ANDRADE

O dia e o horário:

DATA: 29/10/2020
LOCAL: Webconferência Meet

O link para defesa será: https://meet.google.com/nbf-jjmy-mqp